Não eu não quero te induzir ao suicídio, mas o fato é que muitas [muitas mesmo, ou todas] pessoas já sentiram aquela vontade de sumir, de não existir, de morrer. Sim, de morrer. E muitas vão além. Não querem apenas morrer, querem se matar, ou seja, cometecer suicídio. Por que? Como? Quando?
As três perguntas mais imorais pra pessoas comuns e como a intenção aqui é permanecer no sensacionalismo barato do jeito mais incomum, vamos lá.
Por que? “Sem ele/ela não sei viver”, “perdi meu emprego”, “minha amiga é falsa”, “o Framengo foi rebaixado”, “deletaram meu orkut”, “tenho aids”. Ok, pare de ler aqui. Nada disso é um motivo bom. Isso tudo passa. Ou volta. Ou tem remédio.
Mas tá, eu não entendo a dor desse chifre que você deve estar sentido… Como? Cortas os pulsos é tosco, estão avisados. Dói e suja tudo. Pelo menos, morra limpinho. Se for se jogar na frente de um carro, que seja um importado, por favor. Ser atropelado por um Uno Mille 87 não é suicídio, é humilhação. Se enforcar é bem feio também. Você vai morrer e ainda vai deixar a pessoa que te achou traumatizada pra sempre? Pense bem… já tem as despesas com os ritos fúnebres e ainda vai deixar de presente consultas psiquiátricas. Pula do décimo andar? Muito Legião Urbana, brega. Tomar uma caixa de Tylenol? A diarréia vai ser linda. Vai matar só as pregas do fêófó. Tiro na cabeça ou na boca. Tem que ter um revólver [registrado, de preferência, pra não dar trabalho pro seu pai] e vai sujar a parede ou o chão, credo. Mas funciona. Veneno. Que não seja chumbinho. Nêpárato nêpárato é muito Rua de Santana. Mas funciona [se forem 20 balas numa rave é show].
Quando? Seis da tarde lá no Elevado da Cohama. Isso se você quiser fazer do seu suicído um espetáculo ralado no JMTV. Não, né? De madrugada ou ao amanhecer. Pronto. Vai ser lindo… os pássaros, a maré seca. É, quando acharem o seu corpo já vai tá um lameiro bonito. Mas enfim, se esforce pra ser uma coisa bonita, pra ficar na memória dos outros que você teve bom gosto, pelo menos.
Ou não, não seja uma das pessoas que morrem a cada QUARENTA SEGUNDOS vítimas de si mesmas no mundo. Tá com depressão? Isso é coisa séria. Seríssima. Procure um especialista! Não tá? Cara… saia pela rua como quem não quer nada, converse com duas pessoas e faça sexo casual com elas, se não conseguir, no máximo você vai ser preso e vão fazer sexo em você lá. Morra de tédio, de amor, de conversar, de rir, de transar, de escrever, de ler, de estudar, de trabalhar, de chorar, de amar. Isso, ame. Se ame. Ou não, entre pras estatísticas.
Pra mim, além de doente, suicida é um cara corajoso. Imagino que não seja só covardia fugir dos problemas e das dores tirando a própria vida, é um ato de coragem e muita força de vontade ceifar a própria vida, pois o cérebro constantemente emite comandos de auto preservação do corpo e da própria existência. Quando você encosta o braço em uma coisa quente instintivamente você puxa ele. Conseguir se furar ou se cortar é um ato quase que impossível se as faculdades mentais estiverem minimamente em ordem. O pleno funcionamento dos cinco sentidos (alguns dizem possuir seis) é primordial para sobrevivência do indivíduo, tanto que, qd um se perde, os outros são compensados para aumentar a sensibilidade do indíviduo aos perigos q o cercam. Mas, se fosse optar pelo “como” cometer o suicídio, tinha q ser com um tiro na boca ou na cabeça. Demonstra que o cara tem coragem de tirar a própria vida. Está plenamente decidido e uma vez realizado o intento, a chance de revê-lo só em outro plano de existência, numa sessão espírita ou reencarnado (caso vc acredite nisso, mas isso fica para outra discussão). Tylenol e outros medicamentos só mostram que a pessoa não está completamente decidida a tirar a vida, quer mais chamar a atenção e ser encontrada com um vidro de remédios na mão. A Inglaterra, por exemplo, vendia Tylenol em vidros. Bastava botar na mão, tomar um punhado (que nem farinha)e partir pra terra dos pés juntos…se outra pessoa não o encontrasse antes (o q normalmente o suicida quer, mas as vezes falha…). Quando adotou o sistema de cartelas, no qual cada comprimido tem q ser destacado, os índices de suicídio cairam. Dava tempo pro cara refletir sobre o assunto. Só os guerreiros valorosos persistiam no seu objetivo e chegavam ao Valhala. Ainda bem que eu sou covarde e, concordo com o distinto autor, prefiro me matar em outras coisas mais produtivas.
O que deveria ser discutido é o que está acontecendo com as pessoas para agirem dessa forma. Principalmente em países desenvolvidos, que são vistos como paraísos, a ocorrência de suicídos é altíssima, então o que se pensar? como pessoas que tem “tudo” podem se matar?
O que a sociedade está fazendo com o ser humano? Esta, para mim, é a pergunta crucial para tentar entender esse fato tão sério e desastroso.
Eu acho que tu nao lembrou de se matar enchendo a cara de cana e lsd, pra se engasgar com seu proprio vomito, apesar de ter feito mençao a morte com uso de drogas. Este modelo especifico tem a questao simbolica de o Jimmy Hendrix ter morrido assim. hahaha!
Não se é o que deveria ser discutido. Até pq já foram discutidos os pqs. Pergunta nova seria: o que o ser humano está fazendo com a sociedade? Nem tão nova.
Fale-me mais sobre isso, Vinicíus.
Não sei se é o que deveria ser discutido. Até pq já foram discutidos os pqs e já tá beeem chatinho. E nem tem nada pra discutir no post. Só pra ler e falar alguma coisa e ir dormir. Mas se quer discutir, é só começar aqui ou em qualquer lugar. Mas de um jeito bacana, por favor. Se souber. Como com uma pergunta nova: o que o ser humano está fazendo com a sociedade? Nem tão nova. Mas melhor que a velha de sempre.
Fale-me mais sobre isso, Vinicíus.
hahaha, que engraçado: não se deve entrar nas estatísticas de suicídio mas deve-se entrar naquela das pessoas desiludidas e infelizes? bah, pura bobagem!
MATEM-SE, se for o caso, só não encham o meu saco.
Talvez algo que diga a respeito daquilo que se constitui como ser-saco-e-não-outra-coisa é justamente sua possibilidade de ser (pre)enchido. Ou não! hahaha! Eu assumo que não tenho essa questão da finitude bem resolvida comigo, mas acho que não adianta dar chilique pra fugir dela. Enfim, só acho.
E só pode achar e desachar enquanto estiver vivo.
Ou não, vá saber. Arrisca?
Minha suicidou, eu sou um suicida em potencial, é um direito que me assiste.
sou uma suicida,muitas vezes tento fugir dos pensamentos, vivo lutando contra isso, que as vezes e maior do eu. uma luta constante sempre, sao sentimentos amargos, na maioria das vezes sem razao, mas e uma angustia,desespero,medo,ansiedade,euforia,tristeza,mudanças de humor que sao muito constante, A primeira vez, quando tudo começou eu tinha 11 anos, e nunca mais passou, hoje estou com 32 anos, lutando sempre. nesse momento,escrevendo esse depoimento estou me sentindo muito mal, em crise
“Aprendi com as primaveras a deixar-me cortar e a voltar sempre inteira.”
(Cecília Meireles)
Que isso Marcia… seja la qual for seu problema, vai passar… brinque mais, não leve tão a sério as coisas, beije bastante… sexo? o melhor remédio… relaxa, faz esquecer por algus segundos os problemas… é difícil… eu mesma ja pensei em me matar muitas vezes.. mas a vida é boa demais…. namorar, beber, festas, faculdade, amigos… pessoas diferentes… um conselho? sabe akelas coisas q sua familia sempre lhe disse pra nao fazer? pois faça! Beba até nao aguentar mais, chegue em casa só no outro dia e durma o dia inteira… se estudar, mate aula toa… beije mais de 10 numa noite… arrume um namorado estranho, amigos loucos, porem felizes… mude a rotina… pinte o cabelo, compre roupas diferentes… levante a auto estima.. passe em frente a uma construção q vc vai ouvi “ô la em casa!”, rsrsr vc pode achar bobeira… mas comigo foi assim… venho de uma familia cheia de regras, cheia de nao pode isso, nao pode akilo, sempre tinha q ser a melhor em tudo, faculdade? só federal e assim ia… beber, madrugada, micaretas… jamais! depois percebi q eu so feliz do jeito q eu quero, saindo, bebendo, virando noites na rua, namorando bastante, trabalhando (coisa q só fiz esse ano com 22 anos), ficar seguindo sempre as regras é ruim… quebre as regras, beije demoradamente, viva enlouquecidamente, o bom da vida é agente ser feliz! Não ligue pra q os outros falam de vc, pensam, viva vc, seja vc… agora ficar em casa pensando pq isso acontece com vc… não vai resolver entende? tente coisas novas, coisas q vc sempre falou q nao ia fazer…. Beijus**
O problema para quem está de fora é mto facil solucionar, tente ser a vagabunda, a imprestável, a doente , a drogada, a viciada……..vc vera q nem seus parentes te compreende….agora me diz a vida é tão bela assim!!!!!!!!
queria uma ajuda pois estou seriamente pensando em cometer o suicidio
Guri, espero q n tenha o feito ….
Mas como entendo o seu drama pq é o meu tbem… te digo,,, vá até o fundo, qdo chegar até ele veras q encontrar forças e vc vai vir com tudo pra cima.. pq se tem q ter muita força, e coragem… e n q vc ou eu n temos essa coragem… mas pq devemos usar essa mesma doze de coragem para enfrentar as dificuldades e pq nós somos mais… do q td isso q nos poe pra baixo e nos fazem setir insignificantes… hj estou triste por vairos motivos, mas me coloco com em uma platéia – aquela q fica bem no cantinho só observando – e de forma silenciosa reorganizo a minha vinha, q apenas observo as pessoas q me magoaram… pq um dia apenas um olhar meu vai dizer a elas… lembra, hj vc chora e sente muito maior da dor q vc já me fez sentir… n faça nada pra mostrar a alguém a dos do sofrimento, pois existem pessoas q só vão aprender no seu tempo, então n adianta querer mostrar algo a elas qdo elas n querem ver ou sentir… cuida-se… e vamos continuar a aprender nessa escola q é a vida
Bom já pensei nisto e em colocar em pratica tb…
naum tive coragem a tanto…
mais no senti uma dor horrivel…
estava eu com minha filhota esperando a chegada do medico..quando entrou um homem no consultorio aparentemente normal….estava calmo…somente olhando para os lados….entrou ele dentro de uma sala onde tinha uma médica atendendo e disse pra ela se poderia ver quem o estava chamando lá fora…..ele olhou….e disse que naum tinha ninguém e saiu….
entrou ele em outra sala…vazia…..aabriu a janela…..e se debruçou nela….neste momento minha filha me chamou a atenção…..na hora achei que tinha caído algo…e que ele estava tentando pegar…
quando derrepente ele começou como se escorrega-se lentamente por entre a janela…..gritei…corri…..mais naum deu tempo…….foi questão de segundos….
agora penso eu…deveria ter eu segurado ele quando ele estava pendurado e o ajudado….
só sei que naquele momento quando escutei os barulhos de ele batendo nas janelas e por fim aquele estrondo no chão….senti uma dor horrivel no coração!
ah se eu tivesse me levantado momento antes…..
ah se eu tivesse corrido lá antes…
quem sabe ele estaria bem….
sei o que é dor…
pois tenho depressão…..dias dificeis…
mais hoje acima de tudo tenho fé que vou vencer…
e que o suicidio naum é a solução!
pois logo após isso ocorrer…
fecharam a porta do consultorio……e tudo continuou…..a vida continuou…
como se aquele senhor naum tivesse feito aquilo a poucos minutos aatras…
só peço a Deus…que o perdoe!
e que tire de minha mente….
aquela imagem daquele homem pendurado naquela janela….
essa é a dor mais horrivel….
VER UM SER HUMANO TIRAR A PROPRIA VIDA, SEM AO MENOS DIZER NADA!
isso aconteceu hoje 11/12/2009 aproximadamente as 08:15 da manhã…
na Av. Campos Sales 5 andar….Campinas – SP
FIQUEM COM DEUS!
E APAQUEM ISSO!
Eu também já pensei em me suicidar, foi uma época um tanto turbulenta da minha vida e também não faz tanto tempo assim. Eu estava em uma época muito atarefada, onde trabalhava meio período de manhã e estudava á tarde. Por esse tempo fui ficando solitária e achando que não tinha amigos, amigos de verdade. Sentia que a minha família não ligava pra mim e era muito solitária, quase nunca falava o que eu achava e o que eu sentia. Guardava sempre tudo aquilo dentro de mim.
Ninguém iria perceber nada se eu quizesse me matar, eu sempre brincava e conversava rindo, mas no fundo era muito difícil. Aquilo tudo ainda me parece um tanto falso. Eu acho que eu nunca realmente tinha sido eu mesma, eu me prendia. Não sei realmente por que fiz e faço isso, mas acho que nunca vou realmente conseguir me libertar, ignorar o que os outros achem de mim. Ignorar o que os outros acham do que eu faço. Ignorar o que os outros acham do que eu falo. É difícil. Eu ainda não consigo fazer isso. Mas consegui evoluir bastante.
Um dia tinha sido o cúmulo, uma hora depois da escola, percebi que (pode ser um tanto filosófico e um tanto idiota para se dar ouvidos, mas para mim isso é importante), talvez ninguém realmente ligue a mínima para mim. E sendo assim, se um dia eu sumisse ninguém ia realmente ligar. Como se eu não fizesse diferença. Como se eu fosse inútil. Como se nada mudasse enquanto eu sumisse.
Creio que aquilo tenha sido o cúmulo. A gota d’agua. Eu já tive situações antes que eu queria desesperadamente me machucar, não morrer, mas fazer alguma coisa que fizesse a minha mente se calar. Me cortar realmente parecia uma boa idéia. Realmente parecia algo realmente agradável do que continuar ouvindo aquela voz horrivel dentro da minha cabeça, aquela que eu odeio dar ouvidos, mas acabo sempre escutando. Mas dessa vez foi diferente, dessa vez eu realmente acreditei no que ela dizia. Eu realmente acreditei que eu não fizesse diferença alguma, como também que ninguém daria por minha falta.
A minha sorte, o que me impediu de fazer alguma besteira aquele dia foi um amigo, hoje meu melhor amigo (espero), que me disse que eu estava errada. Que iriam sentir realmente a minha falta. De que eu não devia me preocupar com coisas como legado da mnha vida, pois eu era nova, e realmente era, tinha apenas 17 anos se me lembro bem.
A minha família realmente daria por minha falta, realmente sentiriam mal, sentiriam dor se eu partisse, se eu me matasse. Como também meus colegas de trabalho, colegas de escola, e meus amigos. Foi difícil realmente acreditar que eu tinha amigos. Mas eu tenho (espero).
Não sei dizer se realmente passei por uma depressão, não sei dizer se saí dela. Sei que estou melhor que antes e que agora eu tenho uma frase pra me incentivar a correr atrás daquilo que eu quero, daquilo que eu desejo pra mim: Pelo menos tente. Já que tentar já é o mínimo que podemos fazer não é?
Desejo que todos os que fossem de depressão entendam o que duvidam do jeito que eu entendi. Todos possuem algum tipo de problema para cair, o meu era a solidão. Eu não sei dizer se vou cair novamente, como também se sairei ilesa disso tudo, mas espero que tenham ao menos um amigo ao lado de vocês que vocês possam contar, se apoiar e dizer o que passam. É difícil se abrir pela primeira vez, mas se for realmente um amigo ele te ouvirá. E se ele já tiver passado por algo do tipo, melhor ainda, saberá o que falar para te ajudar.
Só digo uma coisa, não tentem passar por isso sozinhos, tenham alguém pra te ajudar, alguém pra apoiar todos vocês, pra escuta-los, mesmo não tendo nada pra falar. Alguém ao lado de vocês conta muito na hora H. Pelo menos para mim contou. Não tenham medo de dividir os seus anseios. É difícil. Sempre é. Mas com a prática logo faremos isso sem ninguém pedir. E pode ter certeza que ninguém te mandará calar a boca.
Desejo boa sorte à todos.
Suicídio é uma fuga, não uma solução.
Desejo uma boa recuperação.
E um futuro feliz à todos. =)
Entendo o desejo de morte, quem foi q meteu em nossas cabeças q n temos o direito de desistir da própria vida! Só quem sabe da própria vida é q pode falar dela, n condeno…
Mas concordo q tem mais gente querendo chamar a atenção do que se matar de verdade.
Não devemos condenar, podemos julgar os motivos para de alguém desejar a própria morte, mas condenar NÃO! Cada um sabe do peso q pode carregar na vida, e tem q se ter muita coragem para desistir da própria vida. Se eu chegar a fazer isso, pois muitas vezes já a imaginei – e n foi por motivos vindos de outras pessoas mas, por mim mesma -, e como sou espírita… e alguém me botou na cabeça q n somos bem recebidos por “desfazer-se do presente divino q é a vida”. Ainda no o fiz rsrs como podem ver estou tc – sinal q ainda estou viva hehehehe – o q é a vida.. Uma escola onde aprendemos a cada dia até onde podemos ir com essa brincadeira ridícula de nos suportarmos. Tenho mais respeito pelo meu cachorro do q pela tal humanidade, onde muitos poucos querem viver de forma digna e muitos vivem apenas com o seu próprio umbigo onde só suas dores é q são dores… ai ai… É como alguns ai tc… Às vezes se pensa na vida dos outros sem a nossa existência… Então continuamos um dia após o outro, vivendo para os outros q se jogam em nossas costas, e n ficariam bem sem a nossa insignificante presença, pq sabemos q seriamos lembrados como gente somente qdo n estivermos mais aqui, pessoas q n sabem q qdo fizermos falta as coisas serram diferentes, sorte delas q ainda tenho a capacidade de ver por elas o q n podem ver antes q algo de fato aconteça… De fato tem q se ter coragem para partir dessa pra outra. E eu admiro e respeito quem o faz…
Ninguem vai se matar lendo isso…só se for de rir. é mto engraçado…Valeu. hihihi
eu n aguento mais todos me jogam na cara que eu n vo trabalhar mais eu n quero trabalhar em uma coisa q eu n gosto eu quero trabalhar naquilo em q me sinto bem mais parece q eles n entendem e gritam comigo me esculacham hj minha mãe falou q n queria nem ter ingravidado nem era para eu nascer para ele ter esse desgosto todos os dias ela vem ao meu quarto e me xinga vcn vai procurar emprego ? ela fala eu n aguento mais quero trabalhar mais naquilo em que me sinto bem n quero ficar passando cola em ma fábrica de sapatos mais do jeito que ta da vontade de me matar eu nm era para ter nascido tenho 17 anos n sei mais o q fazer minha mãe quer q eu trabalhe pq ela quer dinheiro eu quero trabalhar no q gosto n trabalahr para quem e o q eu n goste quero gahar meu dinheiro fazendo o que eu gosto pq se é para ser por desgosto n quero mais viver sou humilhado esculachado ngm gosta de mim meu senço de humor é sarcástico e irônico e a maioria das pessoas n entendem isso vc brinca com certas pessoas ai elas ja querem te bater só pq são mais fortes mais vai a merda me seu ignorante eu so assim ta ruim ngm mandou vc aki seu negro fpd sim eu sou rascista pq os negros me esculacham só querem brigas e se axar os malandros escutando funk e hip hop eu n quero mais viver se é para ser assim q meus familiares se danem eles n precisam de mim ngm presisa de mim ngm gosta de mim nem a minha própria mãe n me quer mais intão o q eu posso esperar da vida ?? me digam ?? se ngm responder isso aki até segunda feira eu jah n estarei mais entre nós vo estar em outro lugar melhor quem sabe no céu ou no inferno adeus amo todos vcs mãe eu te amo vó vô todos vc moram no meu coração desculpem por n ter conversado mais com vc vo mais eu te amo muito e vc tmb vó amo muito a senhora mãe me perdoa ta me perdoa eu n tava mais aguentando essa preção e resolvi deixar vcs quem sabe um dia a gente possa se falar na outra vida e eu te amo muito adeus mãe.